Real Gabinete Português de Leitura

Arquitetura do Rio antigo

É difícil acreditar que o Real Gabinete Português de Leitura, que já completou 180 anos de existência, uma das mais belas bibliotecas do mundo segundo matéria da conceituada revista Time, esteja aberto à visitação pública, sem nenhuma taxa de admissão e em plena região do Centro do Rio de Janeiro. A sua sede, construída em estilo neomanuelino e que foi inaugurada pela Princesa Isabel em 1887, guarda cerca de 350.000 volumes (milhares de obras raras). O mais incrível é que o acervo, que abriga a maior biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal, está disponível a qualquer cidadão, pois o Real Gabinete é uma biblioteca pública.

Arquitetura do Rio antigo

Este lugar mágico e fora do tempo é a associação mais antiga criada pelos portugueses do Brasil após a independência de 1822. De fato, Em 14 de Maio de 1837, um grupo de 43 emigrantes portugueses do Rio de Janeiro reuniu-se na casa do Dr. António José Coelho Lousada, na antiga rua Direita (hoje rua Primeiro de Março), nº 20, e resolveu criar uma biblioteca para ampliar os conhecimentos de seus sócios e dar oportunidade aos portugueses residentes na então capital do Império de ilustrar o seu espírito.

A biblioteca funciona como centro de estudos e um polo de pesquisas literárias, dirigido e frequentado por professores universitários. Entre as obras raras do Real Gabinete figura um exemplar da primeira edição de “Os Lusíadas”, de 1572. Também possui em seu espólio o manuscrito do "Amor de Perdição", obra do escritor português Camilo Castelo Branco. A biblioteca está aberta ao público nos dias úteis e para ser associado as inscrições poderão ser feitas diariamente na Secretaria, à Rua Luís de Camões, nº 30 – Centro – Rio de Janeiro.


Arquitetura do Rio antigo

Segundo o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, o edifício de dois andares é a primeira construção de estrutura metálica da cidade do Rio de Janeiro. Sua fachada é ornamentada por esculturas de Simões de Almeida que representam o infante de Sagres, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e Luiz de Camões, todos personagens do grande século dos descobrimentos. No interior do prédio, destaca-se o majestoso salão de leitura contornado por galerias e coberto pela magnífica clarabóia de vidro colorido, tudo apoiado em colunatas de ferro.

Arquitetura do Rio antigo

As imagens e informações históricas sobre a instituição foram obtidas no próprio site do Real Gabinete Português de Leitura e no INEPAC - Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro.

Sigam a relação de links abaixo para os sites que elegeram o Real Gabinete como uma das bibliotecas mais lindas do mundo e aproveitem para conhecer outras bibliotecas maravilhosas:

Time Magazine: The 20 Most Beautiful Libraries in the World
Travel and Leisure: 20 Libraries So Beautiful They'll Bring Out the Bookworm in Everyone
Mental Floss: 62 of the World's Most Beautiful Libraries
Best Value Schools: 50 Most Beautiful Libraries in the World
Business Insider: 20 of the most beautiful libraries in the world
Bored Panda: 25+ Of The Most Majestic Libraries In The World

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura italiana

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos