Nova revista literária quatro cinco um

revista 451
Quatro cinco um - a revista dos livros - ano um, número um

A boa notícia é que, em meio ao caos político e econômico que assola o país, ainda existe espaço para o lançamento de uma revista literária. O primeiro número da Quatro cinco umeditada por Fernanda Diamanti e Paulo Werneck, foi publicado em maio com tiragem inicial de 35 mil exemplares e destaque de capa para o fenômeno editorial Elena Ferrante, em artigo "A escritora genial" da professora da USP Eliane Robert Moraes. Segundo Paulo Werneck, em entrevista para o Estadão, a publicação seguirá o modelo das consagradas London Review of Books e The New York Review of Books. A iniciativa chega em um bom momento porque a publicação de resenhas tem sido cada vez menos frequente nos cadernos de cultura dos jornais nacionais.

O título da revista é uma homenagem ao famoso romance Fahrenheit 451 de Ray Bradbury (1920-2012) que imaginou uma sociedade distópica onde os livros seriam proibidos e queimados no futuro, ficando o povo mantido alienado através de programas interativos transmitidos continuamente por gigantescas telas de TV, objetos de consumo desta estranha sociedade (já tão perigosamente parecida com a nossa) - Ler aqui resenha do Mundo de K sobre este clássico da distopia. A matéria de abertura da revista, "O brilho incendiário dos livros" de Sérgio Augusto, lembra bem que, afinal, Fahrenheit 451 não deixa de passar uma mensagem esperançosa por meio de uma seita de apóstolos que se empenhavam em memorizar os livros antes da destruição, buscando um renascimento cultural.

Nos primeiros seis meses, a Quatro cinco um será encartada nos exemplares de assinantes da revista Piauí, passando a circular de forma independente à partir da sétima edição, mas já pode ser adquirida isoladamente em livrarias ao preço de R$ 17,00. Ainda segundo informações do site, o objetivo da revista é cobrir mensalmente os lançamentos de cerca de 20 áreas da produção editorial brasileira, com resenhas escritas em linguagem clara e sem jargões, voltadas para o público leitor de livros. Ao final da edição é incluído um prático “listão” com sinopses de 147 lançamentos de diversas editoras e diferentes áreas de conhecimento, não somente literatura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa