Lygia Fagundes Telles - Antes do Baile Verde

Literatura brasileira
Lygia Fagundes Telles - Antes do Baile Verde - 208 páginas - Lançamento original 1970, reeditado pela Companhia das Letras em 2009.

Seleção de dezoito contos escritos entre 1949 e 1969, hoje todos clássicos da literatura nacional que justificam porque Lygia Fagundes Telles foi agraciada com o Prêmio Camões 2005 e que merecem muito bem ser incluídos em qualquer antologia universal. A inspiração dos textos está na sensibilidade do olhar que revela os impasses da existência nas grandes cidades, a solidão compartilhada no desgaste dos casamentos falidos, o isolamento da vida em uma sociedade injusta e desigual ou a perda das ilusões na busca da felicidade a qualquer preço, enfim, todos os pequenos dramas anônimos da classe média. 

A construção de cada narrativa é um exercício de originalidade onde Lygia vai esboçando com virtuosismo e sutileza as motivações e intenções dos personagens, sempre priorizando uma abordagem psicológica em detrimento da ação. Mas como realizar a mágica de captar a essência do homem que, segundo a própria autora é indefinível: "Por mais que tente você não consegue defini-lo totalmente. O ser humano é inalcançável, inacessível e incontrolável".

Em "Os Objetos", Miguel e Lorena mantêm um diálogo desconexo com base em uma série de objetos que fazem a ligação entre passado e presente, um globo de vidro que é um peso de papel sem utilidade mas que parece uma bolha de sabão ou uma bola de cristal, uma adaga na forma de meia-lua de prata, mas "para que serve uma adaga fora do peito?" e assim sucessivamente os objetos servem como ponto de apoio à autora, ajudando a conduzir e revelar os detalhes da narrativa até o final surpreendente e não conclusivo que deixa o leitor sem fôlego. O que, por uma associação com a "adaga", me lembra agora uma citação de Isaac Babel sobre o bom final de um conto: "Nenhum ferro pode penetrar no coração humano de maneira tão gélida como um ponto colocado no momento exato". Lygia sabe fazer isto muito bem.

No conto que empresta o título ao livro, "Antes do Baile Verde"a autora revela a sua trama por meio de contrastes. Enquanto as duas protagonistas, Tatisa e a empregada da casa Lu, preparam a fantasia de Tatisa para o baile de carnaval, colando lantejoulas na saia para formar uma constelação desordenada, o pai de Tatisa agoniza no quarto ao lado entre a vida e a morte. As duas acompanham da janela a passagem do rancho e a alegria da festa repleta de música e movimento enquanto discutem as probabilidades da morte do pai de Tatisa, justamente naquela noite. Será que a consciência da filha a impedirá de participar do baile e acompanhar os últimos momentos do pai moribundo? Outra aula de literatura imperdível.

Lygia presta homenagem ao estilo de Edgar Allan Poe com o ótimo e mórbido "Venha Ver o Pôr do Sol" onde Ricardo e Raquel, um casal de ex-namorados, resolve se encontrar em um cemitério abandonado à pedido de Ricardo sob o pretexto de um último encontro de despedida. Aos poucos vai se descortinando através dos diálogos precisos e também de pequenos sinais no comportamento de Ricardo as suas verdadeiras intenções de vingança, principalmente quando convida Raquel para entrar no seu jazigo de família. O leitor percebe aos poucos que, apesar do título e do início romântico, não haverá um final feliz para este casal.

Mas é com "O Menino", conto que encerra esta antologia, que percebemos toda a riqueza do arsenal criativo da autora. Um menino vai ao cinema com a bela mãe de quem se orgulha, uma situação simples e de segurança afetiva, mas as intenções do conto são muito mais complexas e, para isso, Lygia descreve uma série de transformações no pobre protagonista que passa de criança a adulto em poucos momentos, numa grande confusão emocional, ao presenciar sinais do adultério da mãe no conforto da sala de projeções. Ele percebe "a mão pequena e branca, muito branca" da mãe pousar "devagarinho nos joelhos do homem que acabara de chegar". A brutalidade da revelação e a quebra da inocência e confiança do filho são narrados em etapas até o retorno à casa e o encontro com o pai "feio e bom" na cadeira de balanço, lendo o jornal. Mais um final que dá um nó na garganta.
"O texto de Lygia prima pela unidade, pela densidade, pela extraordinária dignidade que confere à língua portuguesa, mesmo quando trata de temas ou situações sórdidas, perversas, violentas. Ler Lygia Fagundes Telles, para quem é dado a esses requintes, traz o prazer da descoberta da beleza, da sonoridade e da expressividade." - Caio Fernando Abreu

Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar Antes do Baile Verde de Lygia Fagundes Telles 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa