As Bibliotecas mais Espetaculares do Mundo

Biblioteca Escorial - San Lorenzo de El Escorial, Espanha
Biblioteca Escorial - San Lorenzo de El Escorial, Espanha

O Jornal inglês Telegraph selecionou as bibliotecas mais espetaculares do mundo (cliquem nas imagens para ampliá-las ou aqui para ver a seleção completa). Como toda lista, esta também é passível de questionamentos, como por exemplo a falta do Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro. De qualquer forma é sempre uma oportunidade de falar sobre livros e ver lindas imagens como a da biblioteca acima, parte do complexo formado pelo palácio e mosteiro de Escorial construído por Felipe II no século XVI. Ao pesquisar para esta postagem encontrei um ótimo site de estudantes da USP (Caroline, Priscila e Jessica) sobre bibliotecas que recomendo, Bibliotecas pelo Mundo, e também a postagem sobre 46 bibliotecas incríveis do blog do Alessandro Martins, Livros e Afins.

Biblioteca do Monastério de Strahov - Praga, República Checa
Biblioteca do Monastério de Strahov - Praga, República Checa

O Monastério de Strahov, também construído no século XVI, fica localizado na parte alta da cidade de Praga e contém uma das mais lindas bibliotecas do mundo, construída em estilo barroco, principalmente o teto rococó com imagens religiosas do setor de teologia é uma construção que chega a roubar a atenção dos livros. As estantes em nogueira abrigam um acervo de mais de 200.000 volumes, a maioria impressa entre 1501 e 1800 muitos deles sobre filosofia, tratados de astronomia, matemática, história e filologia.

Biblioteca do palácio de Mafra, Portugal
Biblioteca do palácio de Mafra, Portugal

A biblioteca do palácio de Mafra, construída no século XVIII, possui 30 mil volumes, compreendidos entre os séculos XV e XIX, abrangendo temas tão diferentes como teologia, direito canônico e civil, história, geografia e viagens, matemática, arte, música e medicina. Como comprovação da importância de seu acervo, uma Bula concedida pelo Papa Bento XIV em 1754, além de proibir, sob pena de excomunhão, o desvio ou empréstimo de obras impressas ou manuscritas sem licença do Rei de Portugal, concede-lhe autorização para incluir na sua coleção livros proibidos pelo Index.

Biblioteca do Monastério de Wiblingen, Alemanha
Biblioteca do Monastério de Wiblingen, Alemanha

O Monastério de Wiblingen, na Alemanha, foi fundado em 1093 e a biblioteca em 1750, servindo também como sala para recepções e festas. As estátuas representam as virtudes e as disciplinas. O acervo contém cerca de 15.000 manuscritos, muitos do século XV, incluindo ilustrações. Hoje a construção abriga a Faculdade de Medicina da Universidade de Ulm.

Biblioteca de Liyuan, China
Biblioteca de Liyuan, China

A biblioteca de Liyuan, localizada na aldeia de Huairou, duas horas ao norte de Pequim, tem um estilo radicalmente diferente dos padrões ocidentais. A construção em madeira, muito comum na região, utiliza o recurso da iluminação natural e a harmonia com a natureza, integrando-se à paisagem e fazendo do lugar uma espécie de templo para a concentração e leitura. O que mais se pode esperar de uma biblioteca?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa