20 Melhores Blogs de Fotografia pela Revista LIFE

Fotogradia

A revista LIFE divulgou os 20 melhores Blogs de Fotografia. A  seleção  é uma iniciativa inédita da revista, conhecida pelas suas fotografias históricas, e que acabou levando em consideração grandes organizações do jornalismo internacional e também a criatividade de blogs menores. Foram analisados pelos organizadores da LIFE aproximadamente 300 dos blogs mais populares nas áreas de fotografia e fotojornalismo. Vejam a seguir  a relação completa dos vencedores com tradução livre da apresentação publicada pela LIFE para cada blog e não esqueçam de guardar os links em seus favoritos.

Fotografia
BagNews Notes - Michael Shaw,  editor e fundador deste blog, é um psicólogo, o que parece ser apropriado considerando a profundidade de análise que o blog apresenta com relação às fotografias e vídeos do noticiário diário. Examinando os menores detalhes, aparentemente banais, de uma imagem (parte de um site maior que promove discussões interativas sobre a fotografia original) cumpre a sua missão de "leitura das imagens", originando conversas instigantes sobre como a mídia ilustra as maiores notícias do dia. Por que a bandeira americana é tantas vezes apresentada em termos de cobertura visual de desastres naturais como o furacão em Joplin, Missouri? Como uma foto postada por telefone do presidente Obama tomando uma cerveja na Irlanda difere de um feita pelo fotógrafo oficial da Casa Branca? O blog pode não ter todas as respostas, mas ao levantar as questões, oferece uma  nova lente por meio da qual podemos interpretar a política, cultura e, claro, fotos.

Fotografia
The Picture Show NPR - Fotos sérias ou divertidas, com atualizações diárias, são postadas neste blog que funciona como um amigo curioso com muito recurso de tempo. Você nunca sabe o que vai encontrar neste blog e isso pode ser dito como o maior elogio. Os editores olham em volta e fazem perguntas: por que a foto de Cindy Sherman é vendida por quase US $ 4 milhoes? Quem está por trás daquelas fotos de batatas explodindo? Como se parece o interior do Observatório Neutrino na Antartica? A divulgação generosa de fotos e textos geralmente é acompanhada por vídeo e links para outras postagens do próprio blog NPR que publica material multimídia sobre música, arte e cultura em geral.

Fotografia
Lens - Desde o seu lançamento em Maio de 2009 tem sido consistentemente um dos  poucos blogs indispensáveis sobre fotografia. Uma fonte confiável para os viciados em notícias de todo o mundo, o blog do New York Times  para comunicação visual e multimídia é bastante atual e tem conteúdo inédito. Quando uma fotografia é notícia (retrato  da morte de bin Laden com photoshop, por exemplo), os editores e comentaristas se envolvem em debates por vezes bem tensos. Existem ocasiões em que o próprio Lens gera manchetes: Em duas postagens escritas em Março de 2011, por exemplo, o fotógrafo Lynsey Addario do Times publicou um relato em primeira pessoa de sua própria captura e tratamento brutal enquanto cobria a revolta na Líbia. 

Fotografia
Pictory Blog - Este blog é parte do site Pictorymag.com, também criado por Laura Brunow Miner, e que se define como um show através de fotos de histórias verdadeiras. Fotógrafos de todo o mundo apresentam imagens que abordam um único tema (amor perdido, Texas, perigo e assim por diante. O blog é uma coleção de postagens com uma imagem única e deslumbrante, juntamente com uma frase provocativa e link para o restante da história. Vejam este exemplo: "Antes que ela tivesse avançado alguns metros, um jovem rapaz - não poderia ser mais velho do que 18 e seu amigo entraram no beco atrás dela. Ele agarrou a sua bolsa e foi quando eu e Phil vimos a arma...".

Fotografia
La Lettre de la Photographie - Segunda-feira: Visita a uma exposição de Herb Ritts em Nova York. Terça-feira: voar para Moscou para verificar retratos de estrelas do rock dos anos 1960. Quarta-feira: viagem em torno da costa do Mediterrâneo para um festival de fotografias multi-cidade. Logisticamente, esta agenda global seria impossível de ser seguida, mas o blog La lettre de la Photographie, constantemente atualizado, nos leva até a um passo  do cenário de fantasia. Na seção de "agenda", organizada por dia da semana, o blog (disponível em francês e inglês) informa sobre os acontecimentos principais do mundo da fotografia, permitindo aos usuários ler destaques de exposições internacionais, portfolios de artistas ou livros recém-publicados.

Fotografia
The Sartorialist -"Eu iniciei simplesmente para compartilhar as fotos de pessoas que eu via nas ruas de Nova York que eu achava de boa aparência". E, de certa forma, é o que Scott Schuman faz e faz brilhantemente. Mas as suas fotos antropológicas diárias de pessoas nas ruas - parecendo elegantes em um banco de praça do Harlem, sexy naqueles jeans apertados, casualmente estilosas olhando as vitrines do SoHo -  revelam como as pessoas buscam se expressar. Se a fotografia de rua nos mostra dramas da vida diária, então o blog Sartorialist nos mostra o drama e o figurino. A visão deste blog para personalidade é maravilhosa e bem treinada, mostrando que a beleza está em toda a nossa volta se somente pararmos e olharmos.

Fotografia
 LightBox - O blog ao mesmo tempo mundano e intimista da revista Time é lindamente projetado e um destino essencial para aqueles que appreciam a fotografia contemporânea. Muito mais do que fotojornalismo, o blog LightBox (que assim como a LIFE.com é propriedade da TIME.Inc) explora as fotos do ponto de vista documental e artístico na visão dos editores da revista Time. As matérias são originárias de todo o mundo - semana passada as fotos cobriram Cuba, Tailândia, Yemen e Ucrânia. Uma das características mais interessantes do blog é o "Backstory", em que fotógrafos descrevem a produção sobre a realização de uma determinada imagem, seja de sua própria parte ou a dos povos que estão sendo fotografados.

Fotografia
What's the Jackanory? - O título do blog é uma gíria britânica e um show infantil de TV de 1960 "Qual é a história"? criação do fotógrafo Andrew Hetherington. Envolvente, atualizado e muitas vezes engraçado sobre as tendências e controvérsias  (quase exclusivamente no mundo da fotografia). Jackanory é como uma série interminável de cartões postais aleatórios pessoais de um amigo bem viajado. É bom lembrar que este amigo é um colaborador da GQ, Esquire, Wired, Details e outras publicações. É impossível visitar este blog e não sentir que é publicado por um homem que vive e respira fotografia.


Fotografia
500 Photographers - Em 5 de abril de 2010, Wisse iniciou este blog com uma simples missão: Selecionar o trabalho de cinco grandes fotógrafos a cada seman até chegar a 500. Wisse galerista e fotógrafo em Rotterdam, Holanda, com um olhar eclético, apresenta trabalhos de fotógrafos conhecidos (Elinor Carucci, Dan Winters, Taryn Simon) que não poderiam faltar em nenhuma lista moderna, mas também divulga fotógrafos que você não poderia encontrar por si próprio. 500 Photographers não busca por novidades ou tendências e é original em suas escolhas: preto-e-branco, Polaroid, jornalismo direto, retratos modernistas, paisagem, moda, nuvens, acidentes de carro. É como uma viagem virtual em uma mega galeria de um museu dos fotógrafos mais influentes em ação hoje. Segundo os planos de seu idealizador o blog estará concluído em Maio/2012 quando atingirá a marca de 500 fotógrafos.


Fotografia
Photojojo - Uma grande quantidade de blogs excelentes são muito sérios no tom e na intenção.  Este certamente não é um deles, o que é precisamente o seu apelo. Photojojo, o mais bizarro dos blogs selecionados pela LIFE, oferece notícias rápidas que você poderá utilizar e fotografias não essenciais. Quer saber como fazer uma réplica da Leica de papel? Photojojo pode ajudar. Está se perguntando por que as imagens da última missão do ônibus espacial são muito mais impressionantes do que as anteriores? Photojojo está se perguntando a mesma coisa. Este blog é inteligente, útil e "funky".

Fotografia
American Suburb X -  Uma visão feroz do passado da fotografia, dramaticamente movendo-se para o presente e sempre desdobrando-se para o futuro... Nossa missão é oferecer e provocar, educar e excitar aqueles que são obcecados pela fotografia. É assim que se define este blog. Mania de grandeza? Sim. Ambicioso? Sim. Mas o blog ASX tem conseguido. A seção de entrevistas por si só é um tesouro, oferecendo diálogos com muitos dos maiores talentos que a fotografia já conheceu. Weegee em 1958, Dorthea Lange, em 1964, Jacob Holdt em 1993. Todos meticulosamente selecionados á partir de publicações como Art in America, Graphis, e Smithsonian. O fundador e editor-chefe Doug Rickard também publica palavras e imagens de alguns dos maiores nomes da fotografia contemporânea (Leigh Ledare, Todd Hido, e inúmeros outros).

Fotografia
Photo of the Day - Photo District News (PDN), uma revista mensal voltada para fotógrafos profissionais, está sendo homenageada aqui por dois blogs. PDN dá vida ao conceito, com seu alcance global e padrões muito altos, para não mencionar o seu amplo conteúdo: um dia, o verde do mar mais bonito que você já viu, no seguinte, uma foto de 1952 de Robert Frank, depois comícios políticos em Cingapura descritos como paisagens. É o lugar de ler histórias que você não lerá na maioria dos outros blogs, como uma postagem sobre um ex-fotógrafo da Times acusado de "traição jornalística," uma análise inicial da câmera Hasselblad de médio formato digital. Uma visita obrigatória para profissionais do ramo... e para aqueles que querem saber o que os profissionais sabem.

 FotografiaPrison Photography - O blog de Peter Brook é muito mais do que um mero blog anti-encarceramento. Nas palavras de Brook "a análise de narrativas visuais criadas na prisão e sistemas penitenciários". Ele traz uma inteligência fluida com uma tema tão estreito que o blog termina sendo sobre prisões da mesma maneira que Moby Dick trata de pesca: lançando uma luz sobre um tópico, o blog ilumina mundos. Brook, também o blogueiro chefe de Raw File o blog de fotografias de Wired.com, transforma fotografias clássicas e modernas, feitas dentro e sobre as prisões em legendas sobre temas maiores e eternos: justiça social, crime e castigo, os limites da liberdade, até mesmo a natureza da beleza. Em um post excelente, Brook publica fotos de Sye Williams de uma prisão de mulheres da Califórnia, humanizando tanto as detentas quanto o trabalho dos administradores. Um trabalho difícil.

Fotografia
Joe McNally's Blog - "Os pensamentos, as noções e ideias aqui vêm de 30 anos de trabalho como fotógrafo " diz o texto no canto superior direito deste blog, abaixo de uma figura  sorridente e casual, com as palavras manuscritas: "Meet Joe". É este contrase entre o sério e o brincalhão que caracteriza o blog. Com material de trabalho na Sports Illustrated, National Geographic, e LIFE (para o qual foi fotógrafo pessoal), McNally conta histórias e dá conselhos por trás das lentes com base em suas viagens, compartilhando memórias e técnicas sobre iluminação e equipamentos, explicando, como só ele sabe, as melhores lentes, flashes etc). Com eloquência, paixão e humor, McNally faz de cada postagem uma declaração de amor à sua arte.

Fotografia
A Photo Editor - Um blog muito popular para e sobre o negócio da fotografia, levanta (e muitas vezes oferece respostas) sobre o tipo de perguntas que  fazem os fotógrafos perder o sono à noite. Exemplo: uma postagem entitulada "O que fazer quando sua imagem é roubada on-line". Editado por Rob Haggart, o ex-diretor de fotografia das revistas Men´s journal e Outside. Este não é o tipo de blog que você deve visitar se estiver procurando somente por belas galerias de fotos, mas sim artigos sobre as questões de direitos autorais, opções de freelancer, debates sobre a ética profissional e, não menos importante, como ganhar a vida com sua câmera.

Fotografia
In Focus - Alan Taylor, o criador do popular e altamente respeitado blog fotográfico Big Picture do jornal americano The Boston Globe (ver aqui postagem anterior do Mundo de K), atua como editor do In Focus. Aqui, Taylor repete o projeto do Big Picture, mas elevou a experiência, cobrindo as maiores notícias do dia com enormes e coloridas fotos de alto impacto, muitas vezes de tirar o fôlego. Cada galeria com uma introdução concisa e espaço para debate. O blog In Focus é o complemento perfeito para a longa tradição de jornalismo do The Atlantic e a nova tradição de excelência na web.

Fotografia
burn - Descrevendo-se como "um diário envolvente para fotógrafos emergentes". Editado pelo fotógrafo da Magnum David Alan Harvey, o blog burn publica ensaios incríveis e variados: garotos de rua em Odessa, Ucrânia; desaparecimento de judeos em Marrocos; fotografias de William Eckersley e Alexander Shields ao longo da US 80, a primeira estrada americana costa a costa. A comunidade que tem evoluído em torno do blog é ao mesmo tempo leal e crítica, não é incomum que as postagens possam gerar centenas de comentários. Embora o foco principal do blog esteja nas fotografias, aqueles que procuram algo além de uma gratificante experiência visual não irão se decepcionar.

Fotografia
Conscientious - Talvez seja em função do nome ou do estilo formal e intenso do criador, Joerg Colberg, que sugere uma abordagem séria e intelectual, mas assim realmente é este blog. No entanto, felizmente a mente de Colberg é também renovadora e motivada por uma curiosidade genuína sobre fotografia. Este é um dos mais antigos blogs sobre fotografia e, desde a sua criação em 2002, tem apresentado incontáveis perfis de fotógrafos e seus trabalhos. As fotos ambientais maravilhosas de Aaron Ruell e a série "Faces of Alzheimer" de Alex te Napel´s para citar somente dois exemplos. Os visitantes encontrarão também entrevistas, notícias e comentários sobre exibições e resenhas de livros, assim como as opiniões rigorosas de Colberg sobre vários temas, por exemplo: "Como fazer grandes fotografias".

Fotografia
aCurator - Este é um blog apaixonado pelos fotógrafos. Role a tela da página e você verá o nome de um fotógrafo após o outro em negrito, com letras nítidas, imagens sedutoras no meio. Alguns artigos utilizam os recursos de "full-screen". A fundadora do blog Julie Grahame explica que a motivação para criar o blog foi justamente a falta de imagens em tela cheia disponíveis na Web. Grahame é uma editora com visão perfeita e sua avaliação é toralmente confiável ("Miriam O´Connor é minha última descoberta", ela descreve apresentando a jovem fotógrafa). O blog aCurator é de uma clareza visual associada com uma inteligência aguçada e sensibilidade suficiente para deixar as fotografias falarem por si mesmas.

Fotografia
Feature Shoot - Quase todos os dias mostra fotógrafos diferentes (tanto já conhecidos quanto emergentes), postando seleções de seus trabalhos e uma pequena biografia. O conceito é bastante simples, mas muito bem executado pelo editor Zavos Alison. Um fotógrafo e editor de fotografia com uma visão de trabalho internacional diversificado. As escolhas de Zavos tem levado seus visitantes aos precipícios da Islândia, festas de dança selvagem em Atlanta e um parque temático abandonado em Berlim. Desde seu lançamento em 2008, o blog já apresentou mais de 500 fotógrafos profissionais de arte e comerciais, expondo esses talentos não apenas para os visitantes ocasionais, mas também para os editores e compradores profissionais.

Comentários

N. Rodrigues disse…
Fantástico, Mr. Kovac! Visitarei um por um!

Saudações,

Nicole
Clara disse…
Que beleza de blog. Estou a gostar demasiado. Já vai pra minha lista de favoritos. Estou tentando seguir pelo google friends, mas não acho o gadget. Parabéns. Belíssimo trabalho. Abs. Clara
Ju Rodrigues disse…
Acho que a revista Life esqueceu de colocar o meu nessa lista ai ..rsrs..(Bricandeira) ..Parabéns pelo seu blog.
Abs.Juliana

http://fotojornaliana.blogspot.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa